Aplicativo nativo, híbrido ou web app: qual escolher?

Por Jonathan Silva em 07 abr 2017

3 minutos de leitura

Continuando a sessão mais tech do nosso blog, hoje irei falar um pouco sobre Aplicativo Nativo x Web App x Aplicativo Híbrido.

aplicativo nativo

Hoje em dia todos sabem que o mundo mobile está em alta e, dependendo do seu negócio, ter um aplicativo pode ser muito vantajoso. Mas você sabia que existem diferentes formas de criar um app? Ele pode ser nativo, híbrido ou, ainda, um web app. Tendo em vista esses possíveis cenários resolvi criar esse post para lhe ajudar a entender as diferenças e a escolher o que melhor se ajusta às suas necessidades.

A diferença

Antes de pensar no que é melhor para sua necessidade, é necessário entender a diferença entre os tipos de aplicativos. Muita vezes nem levamos isso em conta. Temos uma necessidade, queremos vê-la resolvida, mas nem prestamos atenção à complexidade que ela envolve, e, frequentemente, tendemos a achar que as coisas são mais simples do que de fato o são.

Vamos a essas diferenças.

Aplicativo Nativo

O aplicativo nativo é aquele desenvolvido especificamente para uma plataforma, como iOS (Apple) ou Android.

Vantagens: ele consegue aproveitar todos os recursos e toda a potencialidade do dispositivo, como GPS, câmera, etc. Isso dá uma liberdade muito maior no escopo dele e em tudo que ele pode realizar. Dos três tipos de aplicativos abordados nesse post, ele é o que possui a melhor qualidade de interação usuário versus aplicação.

Desvantagens: precisa de uma mão de obra mais específica, o que deixa seu custo um pouco mais caro. Além de ser necessário uma versão para cada plataforma.

Web App

O Web App, embora pareça nativo é uma página desenvolvida para rodar bem nos dispositivos mobile. Elas podem ser acessíveis diretamente pelo browser do telefone ou por um aplicativo que tenha um browser interno e dá a impressão de aplicativo comum.

Vantagens: é, em geral, mais simples de ser criado, uma vez que não precisa ter diferentes códigos para os diferentes tipos de plataformas. Tem um custo menor, nesse caso.

Desvantagens: não consegue aproveitar todas funcionalidades que o dispositivo pode oferecer. Dependendo da necessidade, fica inviável fazê-la dessa forma.

Aplicativo Híbrido

Já o aplicativo híbrido é uma mescla dos dois itens acima. São desenvolvidos usando frameworks que convertem uma linguagem web em uma aplicação nativa. Esses frameworks têm bibliotecas que permitem a utilização de algumas funcionalidades dos dispositivos.

Vantagens: você consegue criar um app só e “convertê-lo” para as outras plataformas, o que deixa o custo menor. Assim como o web app, não precisa de um código específico para cada plataforma.

Desvantagens: a experiência do usuário é limitada, uma vez que ele também não tem acesso ao todo o potencial do sistema do seu dispositivo.

Quadro comparativo:

WebAppHíbridoNativo

Tempo

*****

**********

Acesso aos recursos

*****

*****

*****

Atualizações

*****

*****

*****

Experiência de uso

*****

*****

*****

Qual escolher?

Escolher um tipo de aplicativo não é uma tarefa tão trivial quanto pode parecer. Não basta escolher o mais rápido ou o mais barato. É preciso ter em mente a real necessidade da sua empresa. Se o seu caso for um sistema simples, como um banco para seu funcionário leia informações na rua, talvez um WebApp resolva seu problema. Caso a sua necessidade seja mais complexa, precisando de um gerenciamento offline e uso de recursos específicos, como GPS para monitoramento de frota, um app nativo será o ideal no seu caso.

Nós aqui na Laivon desenvolvemos Aplicativos Android Nativos e Sistemas Web que se comportam muito bom em smartphones.

Tem uma necessidade e acha que um aplicativo móvel irá resolvê-la? Entre em contato que iremos lhe ajudar a escolher o tipo de aplicação ideal para suas necessidades.

A Laivon tem como objetivo acelerar a evolução de empresas através da tecnologia. Entre em contato e vamos construir algo grande juntos.

Fale com um Especialista

Comentários

comments

Inscreva-se

Assine nossa newslleter e receba conteúdos para tornar sua empresa cada vez melhor diretamente no seu e-mail.