Automação corporativa, bots e inteligência artificial

Por Heron em 13 fev 2017

5 minutos de leitura

Hoje vamos falar de coisas novas, que vem mudando e vão transformar por completo o mundo. E, é claro, sua empresa precisa estar preparada. O objetivo dessa postagem é mostrar o porquê sua empresa deve se tornar automatizada agora e não no futuro. Vamos lá, o que é essa tal automação?

 

É a substituição do trabalho manual pelo trabalho automatizado, seja por máquinas ou softwares, excluindo o homem parcial ou totalmente em determinadas tarefas.

E por que eu tenho que me preocupar com isso?

Competição, concorrência e sobrevivência.

Calma, já te explico. Até agora sabemos que a automatização tira o homem do processo e torna empresas mais automatizadas, mas qual o impacto real disso?

Produtividade

A maior mudança é o aumento de produtividade. Uma máquina pode fazer o trabalho de várias pessoas e mais rapidamente. Elas não precisam parar para almoçar ou dormir, tirar férias, finais de semana e nem respeitam o calendário de feriados além, é claro, de causarem menos erros. Assim como softwares, trabalham enquanto houver um computador ligado.

Crescimento

Fazendo mais com menos, reduzimos os custos e podemos vender produtos e serviços melhores e mais baratos, abrindo espaço para se conquistar uma fatia maior de participação no mercado.

Eficiência e redução de custos

Com a taxa de erros mais reduzidas, empresas economizam mais tempo e dinheiro.

Com a IOT (sigla em inglês para “internet das coisas”) e com todos equipamentos conectados, já é possível controlar os custos de forma muito eficiente, nenhuma luz, água, ou ar condicionado ligado sem necessidade ou acima do necessário. Até impressoras e cafeteiras hoje são mais eficientes e permitem esse tipo de controle.

Serão menos pessoas, menos problemas, menos custos e menos tempo gastos com encargos trabalhistas e burocracia da legislação Brasileira que é enorme.

Redução de atividades que não geram valor

Toda empresa precisa lidar com atividades que não geram valor algum para o negócio ou de baixo valor indireto. Automatizar essas atividades pode, além de devolver mais o foco para o que importa, reduzir falhas pois, por exemplo, softwares podem lidar com números de forma bem mais eficientes ao conferir se um balancete está certo ou não.

Acompanhamento e mudanças rápidas

Antigamente e até hoje, em alguns casos, era preciso esperar até o final do mês para o responsável construir um relatório que geralmente era um excel com dados da performance da empresa.

Hoje em dia é possível usar softwares de controle para mensurar praticamente tudo em tempo real e, em alguns casos, é possível prever comportamentos futuros.
É legal na teoria, mas vamos ver na prática o que pode ser feito com alguns exemplos:

 

Logística Autônoma

Caminhão dirige sozinho por 200 km com mais de 45 mil cervejas. O teste é fruto de uma parceria entre Budweiser e a Otto, empresa comprada pela Uber. Vídeo abaixo (em inglês):

Rosie” – Bot analisa o mau uso de verba público

Um bot criado por 8 jovens analisa os gastos de servidores públicos e busca por anomalias nas notas fiscais.

O software analisou 2 milhões de Notas fiscais, e encontrou 3,5 mil anomalias, dessas 849 foram auditadas por humanos e 629 se tornaram denúncias.

Robôs atendentes – Chatbots

Não sei se você já sabe, mas o apps de chat, como o Messenge e Telegram, hoje já estão cheios de bots, software capaz de conversar e realizar tarefas bem específicas.
A expectativa é que esse tipo de sistema substitua grande parte da necessidade de call center no próximos anos.

O grande Bum!

Simplificando bastante, os novos algoritmos permitem que máquinas “treinem”, aprendam a reconhecer padrões de forma muito parecida como nós aprendemos, e tem se tornado cada vez mais inteligentes.

Começou a tomar força no final da última década, aproximadamente 2008 / 2009, e desde então está em crescimento acelerado, de forma assustadora.

Uma das grandes empresas que vem se destacando nessa área é a Google.

O reconhecimento de voz por parte da assistente pessoal da Google, aquela que você chama quando diz “Ok Google” já atingia 92% de acerto em 2014. Hoje acredito que deva ser um número muito próximo ou até superior ao que os humanos consigam entender.

Google fotos reconhece o contexto das imagens e você pode pesquisá-las por itens presentes na fotos, como por exemplos “fotos comigo”, ‘fotos no gelo” e por aí vai.

Não vou nem citar a Boston Dynamics, que foi comprada pela Google, agora Alphabet:

Agora já temos uma visão do que isso pode fazer. Imagine empresas utilizando Robôs, bots, softwares, sensores. Eles estarão conectados, trocarão dados e automatizarão funções em áreas que você nunca pensou.

Hoje já temos alguns dispositivos, como pontos eletrônicos, leitores de código de barra e aplicativos para celulares, etc. Mas, daqui pra frente veremos muito mais disso no mercado, reduzindo absurdamente as perdas e maximizando eficiência como nunca antes.

Um ponto dessa revolução que vale a pena ressaltar é que essa mudança é silenciosa e será muito mais rápida que as demais. Afinal, o tempo de aprendizado das máquinas é bastante superior aos dos humanos.

Como automatizar minha empresa

Defina um responsável – Alguém que entenda de tecnologia,  processos e tenha uma visão objetiva do porque de cada processo e tarefas na sua empresa.

Faça um mapeamento dos processos – Entenda os objetivos de cada processo, entender o objetivo é importante porque pode mudar o processo inteiro para atingir o objetivo de forma mais simples.

Identifique o que deve ser automatizando – Depois de entender o objetivo do processo, levante as tarefas/etapas que podem ser feitas por softwares ou máquinas.

Quote ou crie soluções – Pesquise por tecnologias ou empresas que possam te fornecer a solução com melhor custo beneficio, ou que melhor se adapte ao que deve ser feito.

Treine – Como toda tecnologia, se houver humanos lidando com ela é necessário que sejam treinados para tal.

Aplique e acompanhe – O bom desses tecnologias é a capacidade de analisar os resultados em tempo real, assim mudanças e otimizações podem ser feitas sempre que se achar relevante.

 

Cuidados que se deve ter ao Implementar automação na sua empresa

O esforço para mudar é sempre algo incômodo, mas é necessário e, por isso, recomendo que você faça isso com cuidado, alguns itens que eu recomendo pensar:

Preço – Pesquise bastante preço. Algumas tecnologias podem ser bem mais baratas do que imagina. Porém é preciso pensar em qual resolve de fato o seu problema. Se exigir hardware talvez a pesquisa deva ser acompanhada de alguém que entenda sobre a tecnologia em questão.

Tenha prioridadesFoque em grandes problemas, em enormes centros de custo ou grandes gargalos de produtividade na sua empresa, comece pelo que te trará mais retorno.

ROI – Tenha em mente o retorno de cada investimento. Aqui na Laivon criamos um bot que nos auxilia em uma tarefa específica. Essa tarefa consumia 20 minutos, o tempo e gasto necessário para automatizar foi de 12 horas, logo:

12h = 720 minutos.

720 / 20 = 36.

Seguindo isso o Retorno do tempo gasto será no momento em que essa tarefa for executada pela 37ª vez.
Pensar no futuro – Quando for criar e/ou automatizar algo pense se aquilo irá existir ou funcionar da mesma forma em um cenário futuro próximo. Da mesma forma, pense na sua empresa nesse cenário, algumas coisas podem mudar em importância no futuro e talvez seja algo a ser considerado.

Conclusão:

Automatizar sua empresa pode trazer uma série de vantagens e um crescimento em eficiência e lucros enormes. Além de também te permitir focar no que realmente importa: no seu cliente. Porém, exigirá tempo, investimentos e alguns desafios técnicos a serem vencidos.

Mas, se não for visto hoje como um investimento para o futuro, em breve será uma obrigação e o nível da competição por produtos e serviços de qualidade e preços devem subir muito.

Se você gostou do post, compartilhe com seus amigos ou colaboradores de trabalho.

Ou comente aqui sempre estamos ouvido e melhorando.

Esse post foi provavelmente corrigido por um software muito comum no nosso dia a dia, o corretor ortográfico.

 

Fontes:

https://www..com/2016/10/ubers-self-driving-truck-makes-first-delivery-50000-beers/?mbid=social_fb

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/01/1852180-jovens-criam-robo-que-monitora-despesas-de-deputados-federais.shtml

http://exame.abril.com.br/tecnologia/o-que-sao-chatbots-os-robos-que-vao-invadir-seu-smartphone/

 

A Laivon tem como objetivo acelerar a evolução de empresas através da tecnologia. Entre em contato e vamos construir algo grande juntos.

Fale com um Especialista

Comentários

comments

Inscreva-se

Assine nossa newslleter e receba conteúdos para tornar sua empresa cada vez melhor diretamente no seu e-mail.