Porque a sua empresa deve ter um aplicativo

Por Isabela Castro em 24 fev 2017

4 minutos de leitura

O lançamento dos Smartphones trouxe uma profunda transformação nas formas de comunicação, nas tarefas comuns ao dia-a-dia e até na forma como nos relacionamos. O telefone celular se tornou um item indispensável e a quantidade de recursos que ele disponibiliza para nosso uso é cada dia maior. São diversos aplicativos com variadas funções, sejam elas distrair, facilitar, lembrar, etc. Essas aplicações são usadas inclusive no âmbito empresarial e podem tanto ser criadas para auxiliar na execução de tarefas internas à um setor da empresa, quanto serem oferecidas como um produto à um cliente.

Porque fazer um aplicativo?

As formas como um aplicativo pode ser utilizado são infinitas e variam de acordo com a finalidade em que ele será empregado. Isso deve estar muito bem definido antes que ele seja criado. Pensando nisso darei quatro motivos pelos quais você fazer um aplicativo.

1. Praticidade

Acessar um aplicativo é muito mais simples do que abrir o navegador, digitar uma url, esperar carregar e utilizar um site na internet. E, nem sempre um site se ajusta perfeitamente à tela de um telefone celular. Além de que, ter simplesmente um site responsivo não lhe permite usufruir com liberdade de todas as funções do telefone, como câmera, notificações, gps, sensores, etc.

 

2. Concorrência

Hoje, ter um aplicativo é um diferencial e uma forma de estar à frente dos concorrentes. Mas, dependendo do nicho de mercado em que a sua empresa atua, ter um aplicativo pode não estar muito longe de se tornar um requisito. Esteja sempre atento às sugestões e reclamações dos seus clientes, eles pedem por um aplicativo mobile?

 

3. Relacionamento com o cliente

Essa é uma ótima forma de fidelizar o seu cliente e estar mais próximo dele. Você terá uma linha direta para se comunicar com ele. Poderá lhe enviar promoções, cupons de desconto, ter um canal de sugestões, etc. Além de viabilizar um acesso rápido e prático aos serviços que você oferece.

 

4. Produtividade

Um aplicativo pode enriquecer seu banco de dados. O que isso quer dizer? Vamos supor que você tenha uma aplicativo que seja utilizado por uma equipe de vendas externas. Com ele, você pode obter dados como: o número de vendas que foi realizado, o tempo médio para que uma venda seja feita, o funcionário que realizou mais vendas, etc. Além disso, você pode utilizá-lo para entregar dados vitais à colaboradores que estão na rua e centralizar tudo no mesmo lugar. O seu funcionário talvez precise usar o google maps, um aplicativo de tarefas, um de agenda e um de notas. Mas, imagine ter tudo isso em uma única aplicação, customizá-lo de uma forma que facilite e agilize o serviço do seu colaborador e ainda te retorne dados úteis para dinamizar a tarefa ainda mais.

 

É possível fazer o próprio aplicativo?

Atualmente já existem sites que permitem que você monte o seu próprio aplicativo. Você só arrasta funções e customizando de acordo com o seu desejo, sem que seja necessário qualquer tipo de programação. Eu mesma já cheguei a testar um desses sites com o intuito de criar um aplicativo para um blog pessoal.

Mas, em geral, eles não são tão fáceis de manipular. Mesmo que você consiga montar uma aplicação que atenda às suas necessidades, é muito difícil deixá-lo bonito e de fácil utilização. Esse é um grande problema, porque usuários costumam ser bastante exigente no que diz respeito à beleza e usabilidade de um aplicativo.

Um aplicativo precisa ser intuitivo, útil e agradável visualmente para que as pessoas gostem de passar tempo nele. Senão, ele será o primeiro item a ser excluído quando o telefone apresentar problemas de memória. Ou, ainda pior, será facilmente trocado por outro com a mesma função.

Então, pense bem. Talvez seja melhor contratar uma pessoa ou empresa para fazê-lo. Ou,  você poderá gastar um bom tempo em uma aplicação que não trará os resultados esperados. Assim alcançará um baixo número de downloads e pequeno envolvimento dos clientes.

 

O que avaliar ao contratar alguém para fazer um aplicativo?

A forma mais fácil de fazer essa avaliação é analisando um sistema já pronto que tenha sido criado por aquela empresa. Se o sistema estiver na Play Store ou na App Store, também confira os comentários e as notas dada pelos usuários. Tente navegar pelo aplicativo sem o auxílio de ninguém, conseguiu? O aplicativo é fácil de manusear, é agradável?

Além disso, um serviço como a elaboração de um aplicativo precisa ser testado em demasia. Caso isso não seja feito, podem passar erros despercebidos, bem como o sistema pode não ficar de acordo com o desejado. Então, certifique-se de que existem fases de teste na proposta enviada à você e comprometa-se à testá-lo sempre que lhe for requerido. Lembre-se, você é o único que pode saber se o app em questão resolve seu problema como ele realmente precisa ser resolvido.

 

A Laivon trabalha com a elaboração de aplicativos personalizados. Se você busca uma empresa de confiança para criar um aplicativo mobile para sua empresa, entre em contato conosco e peça um orçamento. Iremos ajudá-lo a ter a solução para as suas necessidades.

A Laivon tem como objetivo acelerar a evolução de empresas através da tecnologia. Entre em contato e vamos construir algo grande juntos.

Fale com um Especialista

Comentários

comments

Inscreva-se

Assine nossa newslleter e receba conteúdos para tornar sua empresa cada vez melhor diretamente no seu e-mail.