Você tem empregados ou tem um time?

Por Isabela Castro em 05 jun 2017

3 minutos de leitura

Ter uma equipe engajada pode fazer uma grande diferença no final do mês. Pois, essa pode ser a diferença entre funcionários que fazem apenas o necessário para manterem seus empregos e uma equipe preocupada em alcançar os melhores resultados. Quando nos sentimos que fazemos parte de um time existe uma motivação maior e consequentemente um maior esforço e produtividade envolvidos. É mais do que um sentimento de competição para alcançar uma remuneração extra. É um sentimento de pertencimento que causa uma sensação de bem estar, aumenta a  confiança e a performance e pode até melhorar a saúde física e emocional das pessoas envolvidas.

Revise seu objetivo quanto empresa

Existe uma grande discrepância entre empresas que se preocupam com seus funcionários e clientes e aquelas que focam apenas no lucro máximo. Os colaboradores são os primeiros a notar essa diferença, seguidos dos clientes. O problema não está exatamente em querer alcançar o maior retorno financeiro possível, mas na maneira como isso é feito.

Afinal, para maximizar o lucro será preciso cortar gastos e oferecer um serviço que tenha o menor custo possível. E, muito provavelmente, tais atitudes se refletirão na qualidade do produto ou serviço que estará sendo o ofertado. Além disso, assim que os funcionários notarem que sua única preocupação deve ser vender mais e mais rápido, eles irão fazê-lo, mesmo que isso lhe renda alguns clientes descontentes. À longo prazo, os lucros podem acabar diminuindo em decorrência de ter um grande cota de clientes e empregados insatisfeitos. Esse padrão constantemente me lembra das empresas de telefonia. Só de pensar em ligar para uma delas sinto um terrível desânimo. E, é difícil encontrar alguém que esteja realmente satisfeito com o serviço ou com o atendimento ao cliente oferecido por elas.

Mantenha uma boa comunicação com seu time

Esse é o maior segredo para a manutenção de uma equipe ou de qualquer tipo de relacionamento. A comunicação precisa funcionar e ela deve partir do líder. Isso também está relacionado à ter um ambiente de trabalho agradável e seguro. Sempre que possível, pergunte a opinião da sua equipe a respeito dos problemas que estiverem acontecendo. Às vezes a solução vem de onde menos esperamos. Além de que, eles podem ter uma maior percepção do problema se este estiver ligado diretamente ao seu dia-a-dia. Escute-os e mostre que eles também são capazes de gerar soluções e inovações. Um boa forma de fazer isso é criando um programa de sugestões, que pode ser feito em um simples formulário do Google.

Valorize as metas atingidas

Metas são importantes pois direcionam o caminho e esforço da equipe. Por isso é importante valorizar quando elas são atingidas. Quando reconhecemos o esforço do nosso time, temos trabalhadores mais satisfeitos com o que fazem e dispostos a continuarem dando o seu melhor. O alcance das metas pode vir acompanhado de algum tipo de agrado ou remuneração, mas não pode faltar um agradecimento à equipe. Entretanto, busque acompanhar o que está sendo feito, não deixe para intervir apenas quando as metas forem batidas ou não.

Conclusão

Esses são apenas alguns pontos que devemos nos atentar quando estamos lidando com pessoas. Mas, é importante que o líder esteja sempre atento às necessidades do seu time. Assim como um técnico esportivo, você deve perceber quando um colaborador está precisando de descanso, de um puxão de orelha ou de um palavra de ânimo. Pois, dar uma bronca quando o funcionário precisava de um incentivo pode acabar por desanimar completamente aquele colaborador. E, essa não é a nossa intenção.

time

A Laivon tem como objetivo acelerar a evolução de empresas através da tecnologia. Entre em contato e vamos construir algo grande juntos.

Fale com um Especialista

Comentários

comments

Inscreva-se

Assine nossa newslleter e receba conteúdos para tornar sua empresa cada vez melhor diretamente no seu e-mail.